terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Começamos os trabalhos!

Trabalhar o texto em suas múltiplas possibilidades, desenvolvendo competências plurais a partir do mesmo.

Acredito nisso como objetivo principal para desenvolver na criança o sentimento não apenas de identificação com a língua, mas de pertencimento à mesma. Acredito que para isso a criança precisa se misturar ao texto, se lambuzar dele, tomá-lo como sua propriedade.

Pensando nisso, e adequando a abordagem para as diferentes idades e fases pelas quais meus filhos transitam, resolvemos trabalhar com eles dentro de projetos bimestrais. O primeiro projeto será desenvolvido em torno da poesia de Manoel de Barros. Aproveitamos a empolgação de ambos pelo CD Crianceiras, no qual os poemas de MB foram musicados. Trabalharemos diferentes conteúdos, entre eles: o texto poético, o texto em prosa, o texto jornalístico, o texto científico, a expressão plástica, as ciências e a geografia (a partir do bioma Cerrado), história (a biografia do autor, a própria biografia etc). Em ambos os casos trabalharemos música e oralidade. Como Nina já é alfabetizada, sua elaboração nas atividades propostas está sendo diferente, com muita leitura, produção de texto, reescrita. Gramática e ortografia são incidentais. Estamos introduzindo, aos poucos, a letra cursiva. Com Theo estamos trabalhando a apreensão das letras a partir do texto e a expressão plástica e oral.

Em matemática, com a Nina, estamos trabalhando com álgebra em situações problematizadas, valorizando o cálculo mental, a introdução de  símbolos e a criação de hipóteses. Com Theo, apresentamos os numerais (muitos dos quais ele já conhece) e situações que envolvam contagem e noções de grandeza, semelhança e diferença. Jogos fazem a diferença e tornam tudo mais lúdico e prazeroso. O uso do tangran, do lego, de cartas numeradas aproximam esse conhecimento das situações concretas.



A nossas abordagens com os dois têm sido feitas em momentos distintos na maior parte das vezes, mas há sempre um momento em que os dois interagem. Tanto um momento quanto o outro têm sido de descoberta, tanto nossa quanto deles, mas arrisco a dizer que é bem mais nossa. O empenho e a concentração dos dois dá gosto de ver. Uma das dificuldades que estamos enfrentando são os conteúdos para o Theo, pois as referências de que dispomos são mínimas. Mas vamos construindo isso devagar e continuamos pesquisando.

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